Laboratórios

Com a inauguração do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM) ocorrendo em agosto de 2008, o empenho de montagem dos laboratórios de caracterização passou a se voltar para a compra, instalação e funcionamento de equipamentos para laboratórios que contemplem todas as áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM). Foram adquiridos importantes equipamentos multi-usuários, como um microscópio eletrônico de varredura (MEV) e um difratômetro de raios-X (DRX), para os laboratórios de caracterização estrutural, dando assim um importante impulso na qualidade das dissertações realizadas no PPGCM. 

O programa de pós-graduação em Ciência dos Materiais conta com a infraestrutura do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais no Campus Juazeiro da UNIVASF, composto pelos seguintes laboratórios:

- Laboratório de Fotônica e Óptica Não-Linear
- Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo
- Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos
- Laboratório de Caracterização de Materiais Estratégicos
- Laboratório Multi-Usuário de Caracterização de Materiais (Microscopia Eletrônica e Difração de Raios-X)
- Laboratório Avançado de Cálculo Computacional
- Laboratório de Química
- Oficinas Mecânica e Eletrônica
- Laboratório de Ensaios Mecânicos: Este laboratório permite a caracterização mecânica de materiais naturezas, metálicos, cerâmicos, poliméricos e biológicos, assim como seus compósitos. O laboratório está equipado com os seguintes equipamentos: Máquina de Ensaio universal instrumentada, para ensaios com até 8 extensômetros e cargas entre 50 e 10.000 N; Microdurômetro Vickers; Durômetro de Bancada; Máquina para ensaio de impacto; Infra-estrutura para preparação de amostras.

- Outros Laboratórios de APOIO:

Laboratório de metalografia: Este laboratório dá suporte na preparação de amostras, equipado com serras de precisão, lixadeiras e politrises, microscópios óticos e lupas metalográficas.
Laboratório de Tratamentos Térmicos: Este laboratório conta com fornos de sinterização para temperaturas até 1400ºC, fornos de fundição e fornos especiais para tratamentos térmicos em metais.
Laboratório de Mecânica: Auxilia na construção de dispositivos de caracterização a ser aplicados no desenvolvimento dos trabalhos realizados no PPGCM. Equipado com diversas máquinas de fabricação 
mecânica. No caso de necessidade de utilização de processos de fabricação mais avançados, contamos com o apoio dos laboratórios de processos de fabricação do colegiado de Engenharia Mecânica da UNIVASF.

Visite o site do grupo em

 

http://leimo-univasf.blogspot.com.br/

1. Com a inauguração do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM) ocorrendo em agosto de 2008, o empenho de montagem dos laboratórios de caracterização passou a se voltar para a compra, instalação e funcionamento de equipamentos para laboratórios que contemplem todas as áreas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM).















APOIO

Todos os direitos reservados - Pós Graduação em Ciência dos Materiais